Quer saber mais sobre energia solar? Ligue agora para (48) 3285-3770 e faça seu orçamento!

Blog

ETE Compacta – como funciona – Belém, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Imperatriz

publicado em 16 de março de 2018

ETE Compacta

Tratar e destinar corretamente os efluentes, gerados nos empreendimentos sejam eles imobiliários, como condomínios e loteamentos, é cada vez mais visado pelo poder público e pela sociedade. Pois buscam produtos e serviços de qualidade que “nasçam” em empreendimentos preocupadas com o meio ambiente.

Porém, não é em todo lugar que existe o acesso ao tratamento de esgoto de forma pública, por tanto, nesses locais é necessário à instalação de tratamento próprio. E nesse aspecto existem diversas formas de se tratar adequadamente o esgoto gerado.

A escolha do método deverá levar em conta alguns fatores:

• Local do empreendimento
• Espaço disponível
• Características do efluente gerado
• Característica do efluente tratado desejada
• Disposição final
• Investimento inicial
• Custo de operação e manutenção

Vantagens da ETEs Compactas

Pensando nessas características as Estações de Tratamento Compactas trazem grande vantagem para os empreendimentos, uma vez que buscam aliar tecnologia, eficiência, baixo custo de implantação e operação.

Mas qual a diferença de estações compactas e estações comuns?

Estações compactas irão utilizar o menor espaço possível utilizando um menor número de tanques, pois adaptam em um único tanque diversas etapas do tratamento. Utilizam também material inerte e leve de plástico reforçado com fibra de vidroPRFV, que podem ser ou não enterrados.

Por utilizar essa forma construtiva as ETEs compactas também são facilmente modeladas, podendo atender o projeto conforme a demanda for aumentando. Diminuem assim o custo com mão-de-obra para sua instalação.

Dessa forma as ETEs Compactas são facilmente adaptáveis à realidade de cada cliente. Podendo ainda seu efluente ser reaproveitado para fins não potáveis, com poucas modificações no projeto. A reutilização da água tratada traz enorme beneficio econômico e ambiental, principalmente para indústrias que costumam ter elevado gasto com água.

A reutilização pode ser feita, para rega de jardins, lavagem de piso, descargas em banheiros, resfriamento, etc. Asestações de tratamentopodem ser a combinação detratamento físico, químico e biológico, dependendo do objetivo final almejado. Todavia, com a legislação cada vez mais restritiva é comum a utilização da combinação de dois ou mais tipos de tratamento para uma estação.

Qual o custo?

O custo de implantação e operação de uma estação de tratamento dependerá da sua configuração, capacidade, localização, etc. Sendo necessária em cada caso a contratação de empresas ou profissionais confiáveis e com experiência de mercado, para gerar efluente com a qualidade exigida e com o melhor custo/benefício.

A Sunfox é uma empresa que desenvolve soluções sustentáveis. Estamos focados em energia solar fotovoltaica, energia solar térmica e estações de tratamento de efluentes.

O sucesso das ETEs Compactas da Sunfox deve-se ao desenvolvimento de novos equipamentos. Projetados de acordo com a necessidade do cliente, sempre preocupada com a qualidade, empenho e otimização dos projetos e produtos.

Entre em contato com a Sunfox e solicite um orçamento

×