Orçamento WhatsApp

WhatsApp

Preencha os dados para ser atendido pelo Whatsapp.

    Brasil alcança marca de 1 milhão de sistemas de energia solar instalados

    publicado em 21 de junho de 2022
    Brasil alcança marca de 1 milhão de sistemas de energia solar instalados

    Brasil alcança marca de 1 milhão de sistemas de energia solar instalados. 

    Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de sistemas de geração de energia solar instalados.

    Tais projetos somam mais de 10,6 gigawats (GW) em potência e foram feitos em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Números que reafirmam o crescimento constante do setor e a assertividade na hora de investir na energia do sol. 

    As usinas com até 5MW instaladas, já ultrapassaram a marca das grandes usinas da fonte no país e, hoje, representam mais de 67% da potência total.

    A associação estima que o mercado de energia solar tenha recebido cerca de R$ 57,4 bilhões em investimentos privados desde 2012, a partir da regulamentação para a geração distribuída, pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

    Os consumidores residenciais que produzem a própria energia, lideram o uso dos sistemas. São 45,4% em potência instalada e 77,6% do total de sistemas conectados à rede elétrica.  

    No ranking de consumidores, os pequenos negócios de comércio e serviço vem em seguida, com 12,5% das conexões e 32,3% da potência, segundo a ABSOLAR.

    Além dos consumidores residenciais e os comércios, os sistemas são utilizados pelos setores da área rural, industrial, poder público, serviços públicos e iluminação pública. Mais um indicativo de que a energia solar segue sendo o futuro de todo o planeta.

    Assim como o Brasil, outros países investem em geração própria de energia, através de sistemas fotovoltaicos e outros. Entre os 7 que mais investem nesta tecnologia, estão: China, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha, Índia e Brasil.

    Ainda segundo a Associação, 2022 poderá ser o melhor ano da energia solar, desde 2012.

     O mercado enfrentará mudanças a partir de 2023, por conta da Lei 14.300, mas os comerciantes da área estão confiantes, já que a energia solar continuará sendo a opção mais assertiva quando se trata em economizar na conta de energia.

    Leia Mais: o que é a Lei 14.300/2022?