Orçamento WhatsApp

WhatsApp

Preencha os dados para ser atendido pelo Whatsapp.

    Quando compensa instalar energia solar?

    publicado em 13 de outubro de 2021
    Quando compensa instalar energia solar?

    Quero instalar energia solar em casa. Será que compensa?

    Você já deve ter ficado assustado ao se deparar com a sua conta de energia, não é mesmo? E essa conta sobe ainda mais nos períodos em que o país passa por uma crise energética, levando ao surgimento da tão famosa bandeira vermelha. 

    É nessa hora que você pensa em alternativas para escapar de contas tão abusivas, e uma delas pode ser a instalação de energia solar na sua casa. 

    Mas, o que é energia solar e como ela funciona? 

    A Energia Solar é aquela proveniente da energia luminosa do sol, e para captar essa energia são instaladas placas o também conhecidas como módulos fotovoltaicos que possuem a capacidade de captar luz solar e transformá-la em energia elétrica. 

    Esse processo de transformação ocorre quando os fótons, partículas elementares da luz, incidem e colidem com os átomos de silício, que constituem as placas. Esse processo gera um deslocamento de elétrons, levando ao surgimento de uma corrente elétrica, que no caso é de corrente contínua. Essa energia elétrica é transmitida para um equipamento chamado inversor solar, que converte essa energia em corrente alternada. A partir daí, a energia é distribuída por toda a residência.

     

     

    Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a geração distribuída de energia fotovoltaica no Brasil cresceu em média 230% desde 2013. De acordo com a associação, na zona rural, o uso da energia solar em 2020 dobrou em relação a 2019, chegando a um crescimento de 120%. 

    Os benefícios do uso da energia solar vão desde a economia de até 95% na conta de energia elétrica, maior valorização do seu imóvel, além de ser uma energia sustentável, ou seja, não polui e é renovável. 

    Acompanhe o nosso texto para conhecer esses e outros benefícios da energia solar.

     

    Energia solar: economia a longo prazo

    Diante de um cenário de crise hídrica, há redução na capacidade de produção de energia pelas usinas hidrelétricas. Assim, mais usinas termelétricas são acionadas para suprir a demanda de energia elétrica do país. 

    Porém, a consequência do uso de mais termelétricas é o encarecimento da energia, e quem paga essa conta final é você. Dessa forma, a instalação de placas fotovoltaicas para gerar energia elétrica pode ser uma ótima alternativa pensando na redução das suas despesas. 

    O investimento inicial é alto, não dá para negar. No entanto, os benefícios ao longo prazo são inúmeros, trazendo grande recompensa para o dinheiro investido inicialmente. 

    Para uma família de 4 pessoas, o investimento com todos os equipamentos e instalações gira em média de R$16.000,00 a R$20.000,00 reais. 

    De início é uma quantia alta, porém, o retorno desse investimento vem até 8 anos depois,  já que você terá a conta de energia reduzida. E não é uma pequena redução. O desconto na sua conta pode ser de até 95%, e em muitos casos, ocorre somente o pagamento da taxa mínima para a companhia elétrica.

    E caso você não tenha o dinheiro para o investimento, há vários bancos com linhas de crédito para financiar a energia solar. As taxas de juros começam com 0,74% e os prazos para o pagamento chegam até 10 anos. Vale ressaltar, que em muitos casos, a economia com a própria conta de energia pode ser utilizada para pagar o financiamento. 

     

    Valorização do seu imóvel

    Com o aumento das catástrofes ambientais em decorrência do agravamento do aquecimento global, a tendência é que aumente cada vez mais o uso de energias limpas para geração de energia elétrica.

    Assim, caso você opte pela instalação da energia solar na sua residência, você estará  agregando valor ao seu imóvel, e facilitará possíveis negociações futuras. É um ótimo benefício, pensando a longo prazo. 

     

    Tem casa no campo ou na praia?

    Se em uma residência houver “sobra” de energia solar, a mesma é transformada em créditos pela concessionária da sua região. Esses créditos podem ser abatidos na sua conta de luz. 

    Mas, se você possui um imóvel na zona rural ou na praia além da residência urbana, você pode utilizar esses créditos, ao invés de instalar placas fotovoltaicas nos dois imóveis. Dessa forma, por meio dos créditos de energia, se as duas propriedades estiverem no nome do mesmo titular e na região de cobertura da mesma concessionária, com apenas uma unidade produtora de energia você consegue suprir a demanda energética de dois imóveis. 

    Ou seja, com o investimento realizado em uma unidade produtora, você pode beneficiar mais de uma residência e gerar uma economia ainda maior no seu orçamento. 

     

    Energia limpa e renovável

    A Energia Solar é uma energia limpa, ou seja, não gera resíduos (lixo) para o meio ambiente. Ao contrário das termelétricas, que usam carvão mineral no processo de produção, e consequentemente produzem gás carbônico (CO₂) e metano (CH₄) como resíduo final. Aqui, é importante ressaltar que esses gases são grandes contribuintes para o agravamento do aquecimento global. 

    Além de ser uma energia limpa, a energia solar é uma energia renovável. Como ela é totalmente dependente do sol, você pode ficar tranquilo, pois se há uma fonte de energia inesgotável, essa é o sol. E entre as fontes de energia renováveis como água e vento, o sol está entre a mais estável e “garantida’’. 

    Outro ponto importante para ressaltar é que para produzir energia solar, você não utilizará um grande espaço, e muito menos vai precisar desmatar uma grande área de preservação ambiental ou gerar impactos para a flora e fauna de determinado local, como ocorre com a construção de usinas hidrelétricas. 

    E se a sua preocupação é com ruídos, com essa forma de energia você pode ficar tranquilo. A energia solar possui esse outro benefício, pois não há barulho enquanto ocorre a produção de energia elétrica. 

     

    Manutenção simples

    Em relação a limpeza, a energia solar é uma ótima aliada. Dependendo das condições climáticas da sua região, a limpeza das placas fotovoltaicas pode ser feita de uma a duas vezes no ano. Mas, se a região passar por um período de seca associado a elevada poluição, é importante que a limpeza seja feita com maior regularidade.

     

    Gostou do nosso conteúdo? Então siga as nossas páginas nas redes sociais: facebook / instagram