Blog

publicado em 25 de maio de 2021

Energia Solar na Arquitetura

Muito se fala em energia solar e seus benefícios para os mais variados setores mas, você já pensou sobre a energia utilizada nos projetos arquitetônicos?

De acordo com o Balanço Energético Nacional de 2020, 52% da energia elétrica consumida no Brasil foram utilizadas em edificações da área comercial, residencial e do poder público. Por conta destas estatísticas e pela busca por um caminho mais sustentável, muitas construtoras, engenheiros e arquitetos vem repensando o modo como estas construções são feitas. Este pensamento não é focado apenas durante a construção de um projeto, mas sim, por toda a sua vida útil, tornando a energia solar uma tendência mundial neste contexto.

É nítido o crescimento tecnológico na área da energia solar. Esta evolução acaba tornando-se muito mais atraente para o setor de arquitetura. Segundo artigo da ABSOLAR, alguns medos ainda impedem o setor de investir nesta tecnologia limpa e sustentável. São eles: medo do desconhecido, medo de usar errado, medo do sombreamento, medo do design, medo do investimento. Investir no novo realmente trás o sentimento de insegurança a tona, mas a energia solar já está muito além da fase de teste. esta tecnologia já é utilizada a muitos anos e por praticamente todos os continentes do mundo. No Brasil, o índice de radiação solar é propício e favorável para os sistemas fotovoltaicos e de aquecimento de água.

A insegurança sempre pode ser sanada por cursos, treinamentos e outras oficinas que são oferecidas, focadas em tirar dúvidas sobre energia solar. Porém, muito além do medo do “novo”, existe a vontade de tornar os novos projetos arquitetônicos ainda mais sustentáveis. Desta forma, a importância de procurar empresas confiáveis que, além de competência, podem sanar as dúvidas mais recorrentes, é essencial.

Um exemplo disso é a Sunfox Energia Solar. A empresa conta com uma equipe própria de engenheiros que oferecem estudos sobre a posição do sol em cada projeto, sombreamento e posição dos sistemas, sem prejudicar a beleza arquitetônica da construção. Assim, os sistemas de energia solar são muito bem aproveitados e os arquitetos, engenheiros e construtoras, podem se sentir ainda mais seguros. Além dos projetos, dúvidas podem ser sanadas com a equipe interna e externa, já que a Sunfox também conta com equipe própria de instalação.

 Levando em conta o receio de investimento inicial, realmente é o investimento mais alto, porém um dos únicos a serem feitos, já que os sistemas solares tem longa garantia, quase nenhuma manutenção e trabalham sozinhos para que o usuário possa trocar o valor da fatura de energia pelo valor do financiamento (caso financiado), já que estes sistemas prometem até 95% de economia na fatura de energia.

 Repensando todos estes fatos, passou a não fazer mais sentido projetar sem levar em conta a energia solar, já que o melhor momento para pensar na integração do sistema, é justamente durante a fase de projeção de um novo empreendimento. Para que tudo ocorra de maneira fácil e eficaz, é de extrema importância que os setores de arquitetura e as empresas de energia solar trabalhem juntos e em parceria, assim, ambos poderão levar segurança, economia, conforto e sustentabilidade aos seus clientes.