A energia solar possui inúmeros benefícios e, isso, muitos de vocês já sabem. Além de empresas, comércios, indústrias e residências, um dos segmentos que despontam nesta área é o agronegócio.
Segundo a ABSOLAR, “a energia do sol é limpa, barata e sustentável, que é gerada justamente no horário diurno, período em que os brasileiros mais precisam e usam este recurso.” Ainda segundo eles, as “Usinas solares de grande porte, contratadas em leilões, por exemplo, geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis ou a energia elétrica importada dos países vizinhos.”
Os custos da agricultura e horticultura podem ser muito altos e, nem sempre, fáceis de manter. Dentro destes segmentos, os sistemas solares são muito efetivos. A energia do sol pode ser utilizada na irrigação, nos equipamentos agrícolas, no fornecimento de luz, calor, ventilação para os edifícios da fazenda, rebanho e mais.
Com o uso da energia solar, o investimento feito nos sistemas fotovoltaicos é recuperado em alguns anos. Para os agricultores, essa realidade é ainda mais presente e este retorno é ainda mais rápido, já que os profissionais podem contar com o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Entenda as vantagens do PRONAF na energia solar
Com juros de 3% a 6,5% ao ano e até 10 anos para pagar o financiamento (com o PRONAF), as vantagens de investir em energia solar aumentaram para os produtores agrícolas. Além do retorno rápido e garantido, a economia é de até 95% na conta de energia.
No Estado de Santa Catarina, por exemplo, existe o programa Menos Juros. Segundo a Epagri, “é um programa da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (SAR), em que o estado subsidia os juros em 2,5% ao ano por até oitos anos”. Ou seja, este programa, juntamente com o PRONAF, oferece juros a partir de 0,5% ao ano para o agricultor catarinense.
Com todas estas vantagens, os agricultores aproveitam ainda mais a energia solar e seus benefícios. Confirmando o sucesso dos sistemas solares, em entrevista para a Sunfox Energia Solar, o agricultor Sebastião, de São João Batista, afirmou que “a diferença foi percebida já no primeiro mês de instalação! Estamos pagando o mínimo de energia e estou muito satisfeito com o resultado. Foi um ótimo investimento para o meu negócio”.
Confirmando o que já sabíamos, a energia solar influencia diretamente na diminuição dos custos da agricultura, fazendo o trabalho e os lucros renderem ainda mais.
Quer saber mais sobre o mundo da energia solar? Entre em contato e solicite seu orçamento.