Orçamento WhatsApp

WhatsApp

Preencha os dados para ser atendido pelo Whatsapp.

    Investimento Global em energia deve crescer 8% em 2022

    publicado em 12 de julho de 2022
    Investimento Global em energia deve crescer 8% em 2022

    Investimento Global em energia deve crescer 8% em 2022. Em relatório da IEA (Agência Internacional de Energia), o investimento global em energia deve aumentar 8% em 2022 e ultrapassar a marca de US $2,4 trilhões em razão de subsídios em fontes renováveis, como solar e eólica.

    De acordo com a Agência, o investimento em energia renovável e limpa, cresceu somente 2% ao ano nos cinco anos seguintes após a assinatura do Acordo de Paris, em 2015.

    Para quem não sabe, o Acordo de Paris é um tratado mundial que possui um único objetivo: reduzir o aquecimento global. Tal acordo foi aprovado em 2015, mas entrou em vigor em novembro de 2016.

    Apesar do baixo crescimento da energia limpa nos anos seguintes ao marco, em 2020 o ritmo acelerou significativamente para 12%, e continua em crescimento.

    Porém, os investimentos em energias limpas ainda estão longe de serem o suficiente para enfrentar as constantes crises energéticas e dar continuidade para um futuro mais sustentável, limpo e seguro.

    Segundo o relatório da IEA:“O aumento maciço no investimento para acelerar as transições de energia limpa é a única solução duradoura, mas precisamos de um aumento muito mais rápido para aliviar a pressão sobre os consumidores e colocar o mundo no caminho certo para alcançar as metas climáticas”.

    Investimento Global

    Os investimentos em energias limpas em todo o mundo, vem sendo sustentados pelo apoio fiscal dos governos e auxílio no aumento das finanças sustentáveis, principalmente em países mais desenvolvidos.

    “As renováveis, as redes e o armazenamento representam hoje mais de 80% do investimento total do setor elétrico. Os gastos com energia solar, baterias e veículos elétricos estão crescendo a taxas consistentes com o alcance das emissões líquidas zero globais até 2050”, aponta o relatório.

    O aumento dos valores de suprimentos também influencia. “Quase metade do aumento global dos gastos é reflexo de custos mais elevados, desde mão-de-obra e serviços até materiais. Esses desafios estão impedindo algumas empresas de energia de recuperar seus gastos mais rapidamente”.

    As aplicações em energia limpa representam cerca de 5% das despesas das empresas de petróleo e gás em todo o mundo, contra 1% em 2019. “Investimentos mais altos e mais diversificados são necessários para conter as pressões de preços atuais e criar cadeias de fornecimento de energia limpa mais resilientes”, avalia o estudo.

    Com os contratempos, conflitos geopolíticos (como a invasão da Ucrânia pela Rússia), o alto preço dos combustíveis fósseis, entre outros quesitos que interferem diretamente no bolso da população mundial, o investimento em energia renovável é a solução mais duradoura para alcançar as metas climáticas e aliviar a pressão sobre os consumidores.

    Leia Mais: EUA Investe em geração de energia limpa